sábado, 14 de agosto de 2010

Práticas Educativas

É incrível, mas ainda hoje os professores fazem uso das tecnologias e mídias com o objetivo de ilustrar conteúdos já trabalhados.


Isso acontece porque ainda não temos domínio técnico-pedagógico. Comigo não foi diferente, ao ministrar uma aula de história sobre miscigenação na turma de 2º ano do ensino fundamental de forma expositiva percebi que alguns alunos não tiveram o menor interesse com a aquela aula expositiva, foi daí que pensei em exibir um filme com o qual eles poderiam ouvir e ao mesmo ver na tentativa que surtisse melhor resultado.

E assim fiz, conversei com a turma explique que eles iriam assistir um filme sobre o conteúdo trabalhado na aula anterior, exibi o filme “Brasil de todas as cores” que abordava a questão da mistura de raças (miscigenação) por meio de desenhos.

O filme é cheio de ritmos tradicionais, assim, à medida que íamos assistindo ao vídeo dava algumas paradas pra refletirmos e perguntava a eles o que acharam e notei que a aula tinha ficado mais prazerosa e interessante e eles perceberam que Brasil de todas as cores, porque tem pessoas de várias nações e culturas diferentes.

E mesmo sem ter a técnica-pedagógica do recurso tecnológico pude perceber que ele ampliou os olhares dos alunos para os trabalhos em andamento. Até mesmo porque ele desperta o interesse e dar certa autonomia ao ensino-aprendizagem.

Por isso que os recursos tecnológicos são de fundamental importância na sala de aula, eles tanto modificam como inovam o ensino-aprendizagem.

As inovações tecnológicas nos oferecem um novo estilo de vida elas instigam uma nova cultura de aprendizagem.

Esse contexto provoca o repensar da educação e exige mudanças no espaço, tempo e modo de trabalhar, mas infelizmente as escolas públicas caminham a passos de tartaruga rumo a essa evolução tecnológica.


Alex Sandra Correia Soares
Trabalho apresentado na Disciplina Mídias na Educação Do Curso de Especialização Tecnologia em Educação PUC/RJ.

4 comentários:

  1. É verdade Alex Sandra, precisamos ter "fluência tecnológica" para dinamizar nossa prática. Parabéns pelo Blog, bjssss

    ResponderExcluir
  2. Olá, Alex Sandra!
    Realmente, a escola pública caminha não só em passos de formigas, mas também sem vontade (Lulu Santos). Aliar a prática educativa com as tecnologias é de fundamental importância, pois estamos na 3ª Revolução Industrial, em que a alta tecnologia e pessoas altamente especializadas são exigidas neste mundo globalizado. A escola pública também tem que entrar neste mundo, e não ficar a margem.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Olá Zélia e Eliza,
    Obrigada pelos comentários. Precisamos continuar mesmo que seja devagar, desde que seja devagar e sempre, bjssss.

    ResponderExcluir
  4. Olá Alex Sandra!

    Na verdade muitos professores não sabem como integrar os recursos tecnológicos à sua prática pedagógica e, por isso, não conseguem despertar o interesse e o envolvimento do aluno.

    Seu blog ficou muito bom. Um abraço!

    ResponderExcluir